Intervalos
Antes de definir o que é intervalo, é importante que saibamos qual a importância deles no universo harmônico. Tudo que ocorre na música é explicado pelos intervalos, podemos dizer que é a unidade de medida para entendermos escalas, arpejos e acordes. Sabendo a distância entre as notas que são denominadas por tons e semitons, podemos distinguir qual é a relação entre as notas, por exemplo o acorde de C maior, se analisarmos cada nota do acorde vamos ter C (tônica), E (3° maior) e G (5° justa), sendo E a terceira nota da escala de C e G a quinta nota da escala de C. Usando a escala de C maior: a distância de C para D é de duas notas, de C a E é de três notas, de C a F é de quatro notas, de C a G é de 5 notas, de C a A é de 6 notas, de C a B é de 7 notas e de C a C é de 8 notas, sendo assim intervalos de 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª e 8 vª.
*Na figura acima existe uma regra simples para decorar a distância entre as notas: T T ST T T T ST.
*Para ter uma visão harmônica clara e adquirir fluência ao improvisar, é necessário ter em mente os intervalos de forma natural e simples.
*Tente montar as escalas em outros tons com a mesma regra, praticando no braço do instrumento a partir das cordas soltas.
Na próxima aula vamos classificar os intervalos.
Até o próximo mês pessoal e bons estudos.